Ideologia e seus Princípios.

244Encontramo-nos em meio a uma situação não tão inédita historicamente falando, mas, seriamente abusiva: os problemas das ideologias. Eu classifico esse mal como mais antigo da humanidade o “querer ser como Deus” ou “querer ser o dono da verdade”. Tudo isso ocorre pelo fato de todos se acharem no direto de protestar, pregar e ensinar aquilo no qual não tem preparo algum, formando assim suas convicções em seus “achismos” pessoais, e impondo tal ideia como verdade absoluta sem ter bases sólidas para isso ou estudos convincentes; Não usarei deste artigo para atacar uma ideologia específica, mas para apontar na história o princípio mor destas rebeldias insolentes, mas é bom citarmos estas ideologias: Marxismo, Feminismo, Ateísmo, protestantismo, ativismo GLBT e etc… Todos estes grupos e de instituições ou ideologias, tiveram um princípio, ou melhor, princípios a reforma protestante e revolução Francesa.

Vejamos por tópicos o que você precisa para fazer uma ideologia.

  • Romper com uma visão pré-determinada e dar sua opinião para aquela visão colocando como se fosse a única verdadeira e digna de créditos.
  • Se achar autossuficiente e dono da verdade, impondo seu ponto de vista como correto muitas vezes usando até de apelo divino para dar credibilidade a sua opinião.
  • Se colocar como líder a ser seguido.
  • Apelar para a questão de liberdade, dando uma falsa visão de prisão para a doutrina anterior a sua.
  • Se auto-proclamar libertador.
  • Usar dos meios disponíveis para alcançar seus objetivos, não importando se estes meios são lícitos ou não. (Agressão física, tráfico, terrorismo e etc..)

Todos estes itens de verificação postos acima são princípios ideológicos. Façamos um comparativo: Lutero em sua “reforma” contestou uma visão pré-estabelecida com a desculpa de que ele teria encontrado erros na cúria e em suas doutrinas. Ele se auto proclamando líder comandou um cisma contra a Igreja Romana, porém mal conseguindo explicar seus pontos de vista e formulando erroneamente suas teses acabou perdendo um debate público com João Eck, teólogo católico que simplesmente acabou com todos os argumentos de Lutero sobre a doutrina do purgatório, mas mesmo assim Lutero levou adiante seu plano convencendo seus seguidores que ele estava libertando a todos da escravidão de Roma e oferecendo a eles a doutrina de Cristo.

O mesmo se Deus com a revolução Francesa, a revolução como si proclamava a libertadora da monarquia, porém passou por cima de quem quer que fosse que se contrariava a sua visão, matando milhares, usando de sangrentos martírios para alcançar o fim desejado.

Você deve estar se perguntando, mas qual o mal do povo lutar pela liberdade? O mal está na ideia de que o progresso deve passar por cima de valores, e costumes tradicionais como se eles fossem anormais ou crimes. O problema está em uma luta sem causa; O problema está em essas ideologias serem apenas parte de uma cadeia sendo controlada por pessoas que querem atingir seus objetivos se utilizando destas pessoas ou grupos inteiros. Um exemplo é o marxismo, se utilizando dos grupos feministas e anarquistas para conseguir enfim destruir ou minar a força de defesa do país, e a religiosidade base de uma sociedade moral, para impor ao povo o comunismo com sua própria ética e moral; O problema não está em você discordar, mas em você achar que bater panela e agredir clérigos farão de você um herói nacional, e no fundo não passar de um fantoche. Tudo se desencadeia em uma rebeldia, não tendo como princípio valores iguais, passando por cima da moral universal para que em contrapartida se consiga um falso heroísmo, e os aplausos de fariseus.

 

Autor: Pedro Henrique

Revisora: Pâmela Hervatin

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s