O Batismo de Crianças no Evangelho

Imagem

São Pedro no livro de Atos batizou mais ou menos três mil pessoas. At 2,41: “Os que aceitaram as palavras de Pedro RECEBERAM O BATISMO. Naquele dia, foram acrescentadas mais ou menos três mil pessoas”. Dessas três mil pessoas batizadas, será que tinha alguma criança? É só observar dois versículos antes que veremos que as promessas não são só para os adultos. At 2,39: “Pois a promessa É PARA VÓS E VOSSOS FILHOS”.

Era um costume apostólico batizar famílias inteiras, como Paulo batizava. Em At 16,15 Paulo batiza TODA A FAMÍLIA DE LÍDIA. Em At 16,33 Paulo batiza TODOS OS FAMILIARES DO CARCEIREIRO. E em 1Co 1,16 Paulo batiza A FAMÍLIA DE ESTÉFANAS. Muitos líderes proíbem o batismo de crianças indo totalmente contra o evangelho. O batismo é o primeiro sacramento da Nova Aliança, da mesma forma que a circuncisão era a primeira imposição da lei veterotestamentária. Muitos líderes por ignorância ou sectarismo, batizam a pessoa pela segunda vez, indo contra o evangelho. Ef 4,5: “Há um só Senhor, uma só fé, UM SÓ BATISMO”.

O batismo está para os cristãos como a circuncisão está para os judeus. E a circuncisão era feita no OITAVO DIA DE NASCIDO (Gn 17,12). Cl 2,11-12: “Nele fostes circuncidados, por circuncisão NÃO FEITA POR MÃO DE HOMEM, mas pelo desvestimento da vossa natureza carnal: Essa é a circuncisão de Cristo. FOSTES SEPULTADOS COM ELE NO BATISMO, também com Ele ressuscitastes, pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dos mortos”.

Existem muitas perguntas sobre batismo de crianças como: “Como pode uma criança ser batizada se a criança não tem nenhum pecado?”. Rm 5,12: “Eis porque: Como por meio de um só homem o pecado entrou no mundo e, pelo pecado, a morte, assim a morte passou A TODOS OS HOMENS, PORQUE TODOS PECARAM”. Todos nós somos pecadores pela essência pecaminosa herdada de Adão, e o fato da criança não ter pecado cometido, não significa que ela não pode ser batizada, pois Jesus também não tinha pecado cometido e foi batizado aos 30 anos.

Como vimos em Colossenses 2,11-12 o batismo é a circuncião da Nova Aliança, e a circuncisão equivale ao batismo da velha aliança. Só que a circuncisão é uma ritualística da lei mosaica, e o batismo é um sacramento para os cristãos. 1Co 10,2: “Na nuvem e no mar, todos foram batizados em Moisés”.  A igreja primitiva tem vários escritos sobre batismo: Orígenes (185 – 255 d.C.) escreveu: “A Igreja recebeu dos apóstolos a tradição de dar batismo aos RECÉM-NASCIDOS” (epíst. Ad rom. Livro 5,9). Esse escrito de Orígenes confirma o que Paulo diz em Cl 2,11-12 e o batismo de famílias inteiras em At 16,15 e 33 e 1Co 1,16. Caso contrário, o evangelho falaria a respeito. São Cipriano (258 d.C.) disse: “Do batismo e da graça não devemos afastar as crianças” (carta à Fido). São Cipriano confirma o que o próprio Jesus disse. Lc 18,16: “Jesus, porém chamou-as, dizendo: ‘DEIXAI AS CRIANCINHAS VIREM A MIM E NÃO AS IMPEÇAIS, POIS DELAS É O REINO DE DEUS’”.

Quanto à questão de o batismo ser por aspersão ou imersão, o evangelho mostra as duas formas. O termo “batismo – βάπτισμα” vem de mergulho, e daí deriva o nome “Batista”. E JOÃO BATISTA BATIZAVA POR IMERSÃO, pois viveu antes do Calvário. Depois da ressurreição de Cristo, podemos ver o batismo por aspersão, como os batismos feitos por São Paulo. Em At 9,17-18 Paulo estava na casa de Judas e não tinha mar, riacho ou algo do tipo dentro de uma casa. Como também em At  18,7-8 o batismo foi realizado dentro da casa de Tício.

O batismo é um dos sete sacramentos da Igreja, e seus efeitos são essencialmente dois: A purificação dos pecados e o novo nascimento do espírito.

Autor: Paulo Leitão de Gregório, ex-pastor protestante. 

Anúncios

2 responses to “O Batismo de Crianças no Evangelho

  1. marquei todos versiculos falo para algus crentes eles virao ate o rosto com pura soberba eu sou catolico ja fui vicentino graças a deus encontrar pesoas como paulo leitao deus elumine seu passos abraço

  2. Maria da Penha Senna

    Obrigada. Como me ajudou.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s