O Papado de São Pedro na Bíblia

Imagem

Já havia existido 29 papas e 1500 sedes episcopais com bispos espalhadas em todo o mundo no terceiro século. Muitos dizem que a Igreja Católica foi fundada depois de alguns séculos. Sendo assim, pra quem foi a carta aos Romanos? Alguns dizem que a igreja de Romanos foi aniquilada, mas o evangelho diz que não. Se a obra é de Deus não pode ser aniquilada At 5,39: “Se vem de Deus, não conseguireis destruí-los”. Então a igreja de Romanos que estava no evangelho está viva até hoje.

A maior prova que a igreja de Romanos é a mesma Católica de hoje é que tem várias citações provando AS LOCALIDADES QUE FAZIAM PARTE DO IMPÉRIO. Roma – Centro do Império (Rm 15,24 e 28), Ilírico (Rm 15,19), Macedônia e Acáia (Rm 15,26), Cencréria (Rm 16,1).

O papado de Pedro em Roma tem evidências também na sua primeira epístola. 1Pe 5,13: “A IGREJA QUE ESTÁ EM BABILÔNIA, ELEITA COMO VÓS, VOS SAÚDA, como também Marcos, meu filho”. E alguns ainda dizem que Pedro nunca esteve em Roma, indo contra as escrituras. Mas São Pedro cita São Marcos, o evangelista. E SEGUNDO SÃO PAULO MARCOS SE ENCONTRAVA EM ROMA (Cl 4,10). Do mesmo modo que a Igreja ensina que Jesus escolhe o papa para apascentar o rebanho e o papa exorta os outros bispos para apascentar as ovelhas, acontece nas Escrituras.

Quando Jesus pede a Pedro para apascentar o rebanho: Jo 21,15-17: “Apascenta minhas ovelhas”. E quando Pedro, sendo papa, exorta os outros anciãos. 1Pe 5,1: “Eis a exortação que dirijo aos anciãos que estão entre vós; porque sou ancião como eles”. Santo Agostinho, um dos teólogos mais citados, mostra que São Lino sucedeu Pedro como papa. (epíst. – 23). A epístola de Pedro foi escrita pelo punho de Silvano (1Pe 5,12). Pois Silvano era secretário em Roma. Paulo quando escrevia de Roma também citava Silvano como seu colaborador (1Ts 1,1).

O evangelho mostra bem que tanto Pedro como Paulo iniciam a igreja através dos pagãos. 1Pe 2,10a “Vós que outrora não éreis seu povo, mas agora sois povo de Deus”. Como podemos ver, o espírito de Deus falou com Paulo sobre Roma no livro de Atos; qualquer outra obra que tire as pessoas desse rebanho causando facções ou divisões não vem de Deus, e sim da carne (Gálatas 5,19-20).

São Pedro tinha o chamado de ser ministro dos judeus, mas como os judeus não creram (Jo  12,37) Deus o direcionou também aos gentios. E podemos ver isso no seu discurso em At 15,7: “E, havendo grande contenda, levantou-se Pedro e disse-lhes: Homens irmãos, bem sabeis que já há muito tempo Deus me elegeu dentre nós, PARA QUE OS GENTIOS OUVISSEM DA MINHA BOCA A PALAVRA DO EVANGELHO, e cressem”.

E a palavra foi tão bem aceita em Roma que hoje existe uma Igreja com um só corpo, um só batismo, e uma só fé, como os moldes da Igreja de Jesus citada em Efésios (Ef 4,4-5). E como dizia São Paulo aos de Roma, a fé romana seria única mundialmente. Rm 1,8: “Primeiramente dou graças ao meu Deus por Jesus Cristo, acerca de vós todos, porque em todo o mundo é anunciada a vossa fé”.

Pedro- Pedra sobre a qual Jesus edificou sua igreja (Mt 16,18).

O próprio Jesus nomeou Simão de cefas-rocha (Jo 1,42).

Pedro é notável e coluna da Igreja (Gl 2, 1-9). É freqüentemente chamado por Paulo de Cefas. Κηφᾶς, ᾶ, ὁ (Aramaico = ‘rocha’) (1Co 1, 12; 3, 22; 9, 5; 15, 5; Gal 1, 18; 2, 9, 11, 14).

Pedro é sempre destacado dos demais apóstolos (Mc 1,36; Mc 16,7; Lc 9,32;  Jo 13,6-9;  Jo 21,7-8;  At 2,37; At 5,29;  1Co 15,5).

Jesus Roga por Pedro para que ele Confirme os irmãos (Lc 22,31s).

É sempre ele que toma as decisões e toma a palavra entre os apóstolos (Mt 18,21; Mc 8,29; Lc 9,5; Lc12,41; Jo 6,67ss; At 1,15.22; At 2,14; At 10,1; At 15,7-12).

Pedro lança a primeira excomunhão a Safira e Ananias (At 5,2-11).

Pedro abre, preside e encerra o primeiro Concílio da Cristandade (At 15,7-11).

Autor: Paulo Leitão de Gregório, ex-pastor protestante. 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s