Papa Francisco contra os conservadores extremistas.

05É quase óbvio notar que o Papa Francisco não será dos Papas mais teológicos ou que fará promulgações estupendas sobre proibições, pois seus estilo missionário esta mais ligado a procura de novas formas de evangelizar um mundo relativista e secularizado pelas ideologias, mas isso não fará dele mais ou menus dócil sobre questões que vai contra o bem da Igreja, na sua exortação “Evangelii Gaudium” ele usa várias vezes termos como sair do comodismo paroquial, ou sair da religiosidades fúteis, eu como blogueiro e escritor católico venho percebendo certas tendências dos fiéis, um deles e se agarrarem ou em ideologias ou em uma sacralidade medieval, buscando achar um ponto de equilíbrio entre o progressismo liberal e o conservadorismo radical, e nesta busca de achar um ponto exato, muitos buscam revolucionar a Igreja, ou traze-la para a Igreja medieval; parecendo transparecer um desespero de convencimento, impondo sobre todos seus pontos de vista como se tivessem sidos encarregados de ser portadores da verdade.

Nos meus últimos artigos eu venho dizendo o quanto ambos os extremos o progressismo e o conservadorismo extremo são um mal a Igreja, mas como eu tinha e tenho a convicção que o conservadorismo é muito mais nocivo a Igreja e ao fiéis, porquê insisto nesta preocupação? Por vários motivos, mas principalmente por que este conservadorismos extremos esta não só conseguindo adeptos mas como afastando muitos da Igreja na mesma proporção, no Inicio da exortação Papal acima citada deixa clara a Ideia do Papa de transmitir o essencial da Fé primeiro e não impor doutrinas ou leis a serem cumpridas, no paragrafo 35 lemos o seguinte: “… o anúncio concentra-se no essencial, no que é mais belo, mais importante, mais atraente e, ao mesmo tempo, mais necessário. A proposta acaba simplificada, sem com isso perder a profundidade e VERDADE, e assim se torna mais convincente e radiosa.” O Papa está preocupado em transmitir a mesma fé de sempre porém com simplicidade e entendimento a todos os ouvidos, ao passo que os red-trades querem impor a todo custo suas moralidades, e doutrinas a pessoas que não tem nem mesmo a capacidade de saber em que acreditam ainda. Existe uma sequência a ser seguida, uma estratégia a ser traçada, e não simplesmente jogar como leis aquilo que deveria ser entendido em um momento pós conversão, quando a proposta doutrinal da Igreja deixa de ser proposta e passa a ser imposta ela perde toda sua beleza evangelizadora e passa a ser o fardo que Jesus queria aliviar do povo bíblico que passava a mesma situação com a imposições farisaicas.

03 “Todas as verdade reveladas procedem da mesma fonte divina e são acreditadas com a mesma fé, mas algumas delas são mais importantes por exprimir mais diretamente o coração do Evangelho” paragrafo 36,  O essencial do Evangelho primeiramente é o Amor de Deus, o sacrifício do calvário, e ressurreição de Cristo, são estes pontos primordiais de Amor, caridade e  misericórdia que levaram a libertação do julgo pesado do farisaísmo e a conversão dos primeiros cristãos, onde eles entenderam que Jesus era aquele que não veio somente para libertar o povo do julgo judaico farisaico, mas para libertar a Alma do pecado, enquanto o essencial do Evangelho nos mostra a beleza salvífica de Jesus, os conservadores extremistas discutem se é mais lícito usar saias ou calças, ou se o Padre foi mais ou menus paramentado, sendo que estes aspectos secundários devem ser discutidos quando o aspecto principal que é o núcleo do evangelho estiver sendo posto em prática. Ao que parece esta atitude de impor pesos doutrinais ao outros é uma forma de compartilhar frustrações pessoais ou querer prender os outros naquilo que egocentricamente se acha ser o manual para a salvação, não se pode chegar a um ponto que se ache que o comprimento a risca de modéstia ou liturgias certas ou erradas é o passo para a salvação, antes há de ter uma vida convertida e aberto a todos os âmbitos evangélicos, tais como a caridade, não é lícito julgar erros sem olhar antes para si, nem muito menos tratar com olhar superior aqueles que ainda não compreendem o valor do sagrado mas antes responder com caridade aqueles que necessitam de ajuda, ao passo de cumprir nas entrelinhas as prescrições doutrinais e deixar por vazio atitudes de ajuda ao próximo. Devem ser revistas as questões a qual se da importância, se achar superior por cumprir preceitos medievais, ser autoritário como se tivesse recebido da Igreja a missão direta de ser juiz de costumes, como esperamos chegar a todos com esse antropocentrismo radical, como poderemos chegar a exigir de um Padre questões secundárias da fé, sem antes cumprir os mais urgentes anseios humanos, a Igreja veio para salvação das almas, mas se não sairmos de nossos acentos para evangelizar a todos, de que valia terá impor prescrições a estes? Como se chega em um católico que não se interessa na missa e nem vê seu valor e o forçar a entender o valor da missa Antiga? Como chegaremos em uma Jovem católica que se veste com roupas inadequadas e impor a ela que use saias e roupas modestas sem antes apresenta-las Jesus que liberta e o exemplo de Maria? Se fizermos o primeiro passo evangelizador e depois colhermos os frutos da conversão sincera, talvez nem precisaremos de argumentos persuasivos para mostrar a importância, litúrgica, das vestes, ou doutrinas pois para o cumprimento do preceitos morais em um coração convertido já não é mais um peso mais uma gratidão de aprofundamento espiritual.

Autor: Pedro Henrique

Para citar: ALVES, Pedro Henrique, Estratégia de Francisco Acesse em: https://proecclesiacatholica.wordpress.com/2013/12/21/estrategia-de-francisco/

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