Democracia Vazia.

01Pego me questionando, depois de ler Platão, Aristóteles, Thomas Moore, Karl Marx, Chesterton e outros, o que é uma verdadeira democracia, Talvez para o estagirita e para Platão isso estava mais no âmbito da polis tão sonhada com o reino dos filósofos, Thomas Moore estava mais perdido em sua ilha imaginária, Chesterton, previa um Estado com bases sólidas em valores cristãos imutáveis, e Marx via um meio termo de Utopia de Thomas e uma igualdade de sua própria utopia do proletário, seja como for, estes pensadores idealizaram sua forma de democracia, mas verifique que o quase sinônimo de democracia é a liberdade; mas para Karl Marx e Thomas Moore não, para ambos a liberdade pode e deve ser suprimida pela igualdade, a igualdade se torna o deus velado destes seus sistemas. Mas no que isso acarreta? Veremos.

Não há democracia no Brasil, eu não há vejo, pois para mim a democracia consiste em haver sempre dois lados da moeda a serem postas ou contra-postas, hoje todos discursos políticos se resumem em defesas ideológicas de esquerda, até o capitalismo que sempre foi, um sistema econômico, aqui no Brasil virou uma ideologia social; os antigos, desde Atenas, até Roma, que não era nada democrática, sempre valorizou o debate, bem verdade que muitas vezes banhado a sangue; na idade média por vezes as praças se lotavam para ver debates religiosos, da Igreja com hereges, como se este fosse evento principal do mês. Desafio você ser liberal no Brasil, sem ganhar um rótulo de fascista, ou de opressor, desafio você ousar criticar Marx em uma universidade de humanas. Debata, e veja se a democracia paira sobre nosso país, ouse ser alguém que conteste o governo, ou Karl Marx, te redicularizaram, ou te dirão: ” você não viveu o regime militar”, como se eu tivesse escolhido os militares.

Talvez falte-nos o que nunca deixou de ser essencial ao ser humano, liberdade, na ditadura militar matavam pessoas para calar ideias, hoje matam ideias para calar as pessoas, afinal qual a tão aclamada, evolução social no país?

 

Autor: Pedro Henrique Alves

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s